quarta-feira, 28 de junho de 2023

ESCRITORA AMAZONENSE, ROTEIRISTA DA TURMA DA MÔNICA, LANÇA LIVRO INFANTIL "GATO, GAROTO OU GAIVOTA" COM DISTRIBUIÇÃO EM TREZE PAÍSES

 


 
Este é o segundo livro solo publicado por Beatriz Mascarenhas, que também é mestre em estudos literários, dramaturga, roteirista e produtora cultural

 

O primeiro livro infantil da escritora amazonense Beatriz Mascarenhas, "Gato, garoto, gaivota", aborda assuntos profundos, apesar da leveza em que os temas amor, amizade, aventuras, sonhos e saudade são tratados. 

 

Há 3 anos vivendo em Marselha, no Sul da França, Beatriz sabe bem o que é se aventurar no desconhecido desde quando decidiu deixar Manaus, cidade onde nasceu, para viver experiências únicas em outro país, longe da família e amigos, com a mesma curiosidade e intensidade de uma criança. 

 

A história conta as peripécias de uma mulher que viajou nas asas de um passarinho para muito longe de casa. Um dia, ela ouve um barulho que parece um grito de menino, um miado de gato ou o som que gaivota faz quando vê um peixe no mar. "Gato, garoto ou gaivota?". Na busca por essa resposta, talvez ela precise voltar para um lugar muito conhecido: o seu lar. 

 

O livro também é sobre a coragem necessária para nos afastarmos de pessoas que amamos a fim de descobrir o mundo e também sobre como o amor estará sempre presente em cada retorno. Tudo de forma lúdica em um livro para crianças. "Entre saudade de casa, aventuras e amizade, esse livro foi escrito para lembrar que o amor une as pessoas mais do que qualquer outro tipo de elo. O amor é pelo que vivemos, com o que sonhamos e pelo que lutamos. Tão poderoso que pode até nos levar de volta para casa", conta a escritora. 

 

A ideia de colocar esses sentimentos em texto para o público infantil surgiu quando Beatriz soube que sua prima e grande amiga estava esperando um bebê. Alguns detalhes são descritos no prefácio do livro. "Eu já morava na França e comecei a pensar no bebê em todos os minutos do meu dia, com tanto amor que, às vezes, transbordava dos olhos em forma de lágrimas", relata. 

 

Com a saudade batendo forte e um enorme desejo de estar de volta ao Brasil para acompanhar de perto esse acontecimento que mexeu com seus sentimentos – em especial quando soube que Thaís, a prima amiga, esperava uma menina que se chamaria Maria Júlia – Beatriz escreveu o livro em algumas horas. "Criei a história inteira na minha cabeça, mas me faltava um desfecho apropriado. Sentei na frente do computador e esse livro nasceu tão rápido e leve quanto borboletas amarelas voando, as mesmas que homenageei aqui, vindas da obra Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez". 

 

As ilustrações de "Gato, garoto, gaivota" são de Romahs, artista amazonense e pai da escritora. "Ao idealizar o livro, imaginei que meu pai poderia ilustrá-lo e tudo ficaria ainda mais especial, pois só ele para entender um ato de amor desse tamanho – o que, para minha felicidade, realmente aconteceu", descreve. 

 

"Gato, garoto, gaivota" foi lançado pela editora Asinha, braço infantil da editora Ases da Literatura, e está disponível nas principais plataformas de marketplace como Amazon e Magazine Luiza, no valor sugerido de R$59,90. 

SOBRE BEATRIZ MASCARENHAS

Beatriz Campos Mascarenhas nasceu em Manaus, Amazonas, em 28 de junho de 1995. É escritora, roteirista, dramaturga e produtora cultural. Em 2020, tornou-se roteirista da Turma da Mônica, nos Estúdios Mauricio de Sousa. Participou de diversas antologias literárias desde 2012 e também foi roteirista de Histórias em Quadrinhos em algumas obras coletivas como Mao 39° e MaoPinGuari. Em 2020, publicou seu primeiro livro no Mali, África, o poema BÊTE ("Bicho", em português), onde fala de questões sociais importantes, da saudade e da história da sua família. É cofundadora da associação Trópix que trabalha com arte brasileira na cidade de Marselha, França, onde mora atualmente. Beatriz é graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, com mestrado em Estudos Literários também pela UFAM e graduada em Gestão Cultural pela Université Aix Marseille, na França. Gato, garoto, gaivota é o seu pri

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Lançamento de "Conversando com Robôs: A Arte de GPTear" reúne tecnologia e interação humana em noite de autógrafos com robô e ChatGPT em São Paulo

No dia 28 de junho, ocorrerá o lançamento oficial de “Conversando com Robôs: a Arte de GPTear”, livro do empresário Rodrigo Murta, CEO do Looqbox. Com enfoque na interação entre humanos e Inteligência Artificial (IA), essa obra inovadora oferece valiosos insights sobre a utilização eficiente do ChatGPT no dia a dia. Antes mesmo de chegar às prateleiras, o livro conquistou a segunda posição na categoria "Software" dos mais vendidos da Amazon durante a pré-venda.

Durante o evento de lançamento, os convidados serão agraciados com uma surpresa revolucionária. A noite de autógrafos contará com a participação de um braço mecânico, que utilizará o próprio ChatGPT para gerar dedicatórias exclusivas e personalizadas em tempo real. Esse robô especial, desenvolvido pela Universal Robots, foi programado pelo próprio autor para reproduzir a sua caligrafia, proporcionando aos presentes uma experiência tecnológica e, ao mesmo tempo, íntima.

Em "Conversando com Robôs", o escritor guia os leitores por uma jornada de descobertas, explorando as diversas oportunidades que o ChatGPT oferece. O autor destaca um futuro colaborativo entre humanos e máquinas nas áreas da poesia, música e arte, revelando exemplos práticos de como utilizar essa plataforma. Seja para solicitar informações básicas sobre a tecnologia em si, como obter especificações técnicas de produtos ou até mesmo indagar sobre o processo de inclusão de uma nova palavra em um dicionário brasileiro, o livro oferece uma visão aprofundada das possibilidades de integração da IA no cotidiano.

Embora o autor ofereça uma breve visão dos aspectos técnicos do bot, o foco principal reside na exploração das diversas possibilidades de integração da IA em várias áreas do cotidiano, tornando-as úteis e envolventes não apenas para profissionais de tecnologia, mas também para entusiastas e curiosos ávidos por descobrir as últimas novidades em IA. 

Serviço

Dia: 28 de junho, quarta-feira

Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-940)

Horário: das 19h às 22h

Atividade: Durante o evento, o ChatGPT será utilizado para produzir dedicatórias personalizadas, reproduzindo a caligrafia do autor por meio de técnicas de machine learning. Essa experiência imersiva de inteligência artificial permitirá aos participantes presenciar a operação de um cobot e mergulhar em um ambiente tecnológico único. 

Sobre Rodrigo Murta

Rodrigo Murta é o fundador e CEO do Looqbox, plataforma de Business Intelligence conversacional que utiliza inteligência artificial para ajudar empresas na tomada de decisões baseadas em dados. Físico, possui mestrado em Mecânica Quântica, e dois MBAs pelo Insper, nas áreas Executivas e de Finanças. Antes de criar o Looqbox, Murta trabalhou como cientista de dados em diferentes áreas como transporte, educação, varejo e tecnologia. 

Em 2012, enquanto atuava como Gerente de Inteligência de Varejo no St Marche, identificou a dificuldade dos profissionais em encontrar dados relevantes para a tomada de decisão. Foi a partir dessa experiência que surgiu a ideia do Looqbox, com o propósito de democratizar a cultura de dados dentro das empresas. Palestrante experiente, Murta já ministrou no Google NY e foi participante do Shark Tank. É expert em temas como: Business Intelligence, inteligência artificial, ciência de dados e empreendedorismo.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo promove Projeto de Extensão Universitária em parceria com a Associação Viva o Centro

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, sob a curadoria do Prof. Marcelo De Andrade Romero, Pró-Reitor de Ensino e Extensão, realiza um projeto de extensão universitária no primeiro semestre de 2023. Em parceria com a Associação Viva o Centro, mais de 1.300 alunos de 29 cursos diferentes se dedicaram ao estudo do Centro Histórico de São Paulo, em aproximadamente 100 turmas. 

A parceria, firmada em 10 de abril deste ano, resultou em 350 propostas inovadoras de revitalização física e cultural do centro de São Paulo, desenvolvidas por alunos de diversas disciplinas, como artes, design, comunicação, urbanismo, gastronomia, entre outras. 

Essas propostas serão apresentadas em exposição que acontecerá de 21 a 23 de junho no campus Unidade 1 do Centro Universitário Belas Artes, localizado na Rua Álvaro Alvim, 90, aberta ao público das 10h às 20h. No dia 21 de junho, às 10h, será realizada a abertura oficial no auditório principal da instituição, com a presença da diretoria da Associação Viva o Centro, além de professores e alunos. Todas as atividades externas serão abertas à comunidade 

Fundada em 1991, a Associação Viva o Centro surgiu como resultado da conscientização das mais importantes entidades e empresas localizadas ou associadas ao centro de São Paulo de seu papel como sujeitos e agentes do desenvolvimento urbano. Funcionando como uma associação cívica e representativa, é estritamente sem fins lucrativos, apartidária, e é mantida por meio de contribuições regulares de seus membros e patrocinadores, da venda de seus produtos e serviços, bem como de doações e outras contribuições. 

Dirigida por um Conselho de Administração eleito e uma Comissão Executiva, a associação beneficia de um Corpo Técnico e de um painel permanente de consultores. Serviços técnicos e especializados adicionais são contratados sempre que necessário, e suas contas são auditadas pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. 

Programação:

Abertura do evento

Horário: 10:00

Composição da mesa:

10:00 às 10:05 – Abertura – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Prof. Marcelo De Andrade Romero – Pró Reitor de Ensino e Extensão

10:05 às 10:10 – Associação VIVA O CENTRO

Sr. Milton Luiz de Melo Santos – Presidente da Associação Viva o Centr

10:10 às 10:15 - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Profa. Dra. Josiane Tonelotto – Superintendência Acadêmica

10:15 às 10:30 – Perguntas da Imprensa e demais participantes

10:35 – Encerramento da abertura - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Prof. Marcelo De Andrade Romero – Pró Reitor de Ensino e Extensão.

10:35 – Visita à exposição 

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo 

Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. 

Nestes 94 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.

 Saiba mais: http://www.belasartes.br

CASACOR SP: Palestra Sobre Vida E Obra De Sérgio Rodrigues Acontece Nesta Quinta-Feira (27)

  O encontro terá início às 18h no Bar Caracol, um dos espaços funcionais da mostra de São Paulo em 2024 Acontece nesta quinta-feira (27), a...