quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Bienal 2023: livro infantil conta as descobertas de uma menina ao conhecer suas origens africanas

Eliane Benício- Foto divulgação

Autora estreante fará sessão de autógrafos e bate-papo com o público no dia 4 de setembro, às 16h 

Em uma noite, antes de dormir, Aduke aprendeu com a mãe que seu nome tem um significado no idioma Iorubá: a mais amada. A partir desta descoberta, a protagonista do livro 'As aventuras de Aduke' despertou para as curiosidades sobre seus antepassados que vieram do continente africano. Animada, a menina compartilhou as novidades com os colegas da turma. Os alunos adoraram ouvir tantas histórias e, entusiasmados, também começaram a falar sobre suas origens. "Essa troca cultural se transformou num grande aprendizado", diz a jornalista Eliane Benício, que lança o título pela Colli Books Editora, marcando sua estreia na literatura.     

 

A sessão de autógrafos será na Bienal Internacional do Livro do Rio, no dia 4 de setembro, às 16h, no Rio Centro, no estande da distribuidora Catavento. Eliane fará um bate-papo com o público.

 

Eliane conta que a carreira de escritora surgiu como uma grata surpresa, depois de longa estrada no jornalismo.

 

"Os meus planos profissionais incluíam experimentar diferentes mídias e funções na comunicação. Trabalhar com jornais, revistas, rádio, tv; experimentar a assessoria de imprensa etc. Mas escrever uma história literária sequer vinha à cabeça. A oportunidade, ou melhor, o convite surgiu numa conversa de corredor com a Isa Colli, escritora e diretora da Colli Books Editora, e veio a calhar como terapia durante a fase mais difícil da pandemia. O confinamento me trouxe memórias. Me lembrei da infância, dos colegas de turma na escola e dei vida à Aduke", comenta.

 

E acrescentou: "Eu queria que fosse uma menina esperta e falante, feliz com as suas origens e cercada de diversidade. O livro tem essa missão: lembrar que a diversidade de raças, gêneros, condição física e social existe, está do nosso lado e deve ser respeitada naturalmente. Desejo que ele contribua para isso e para despertar na garotada a curiosidade de explorar esse mundo".

 

Para a escritora, lançar essa história na Bienal do Livro, onde autores consagrados também estrearam ou já marcaram presença com clássicos e best-sellers, só a inspira. "Estou feliz demais, orgulhosa de mim por dar os primeiros modestos passos na literatura e mais animada para criar outras aventuras para Aduke e sua turma. A vida e os seus caminhos são mesmo cheios de surpresas", revela.

 

Sinopse:

Quando pequenos, não sabemos ao certo quem somos ou por que somos assim, assado ou ensopado. Mas é de pequeno que a gente descobre as coisas. Aduke ficou encantada ao conhecer suas origens africanas! Ela quis logo contar aos seus amigos da escola, que também partilharam o que sabiam de suas próprias origens! E todos ali perceberam e se alegraram de pertencer a um lugar com tanta riqueza e diversidade!

 

Serviço:

Lançamento do livro 'As aventuras de Aduke', de Eliane Benício

Quando: 4 de setembro, às 16h

Onde: Bienal Internacional do Livro do Rio 2023

Avenida Salvador Allende, 6555, RIOCENTRO

Pavilhão Laranja, Estande Boulevard Editora Catavento

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Pequenos Autores, Grandes Histórias dá espaço para a imaginação de crianças de Embu das Artes e Jd. Aeroporto

 

Foto divulgação

O projeto social tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa, imaginativa, lúdica, empática e artística por meio da escrita. Ao final de cada edição, um livro com as histórias de autoria dos pequenos é lançado

O Pequenos Autores, Grandes Histórias, projeto do Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, voltado para crianças de 8 a 12 anos, tem como propósito estimular o interesse à literatura para além de incentivar a capacidade criativa, imaginativa, lúdica, empática e artística dos participantes.

Segundo a dra. Ana Paula I. Cury, médica especializada em programação neurolinguística, antroposofia e educação, “A leitura e a escrita desenvolvem habilidades humanas preciosas. Estimula a criação de imagens, a fantasia. Descortina mundos aos quais nos transportamos através do pensamento. Nisto não há fronteiras: experimentamos paisagens fisicamente distantes, transcendemos os limites do espaço e do tempo com histórias de épocas passadas ou futuras. Aprendemos palavras novas, desenvolvendo uma riqueza de vocabulário que nos permite consequentemente uma expressão mais ampla de ideias e sentimentos do que quando não as podemos ainda nominar. As imagens e as narrativas são um alimento para nossa alma, e por vezes, remédio para nosso mundo interior. Preenchem-no de verdade e beleza. Enfim, um senso de liberdade”.

Cada edição do projeto conta com a participação de 20 crianças e é composta por oito encontros. Com metodologias lúdicas e temas ligados à cidadania, respeito, manifestações artísticas e sonhos, propõem trocas socioculturais com alunos do Ensino Médio de escolas particulares que, junto com o time do projeto social, são convidados a ilustrar as histórias criadas pelos pequenos. Ao final de cada ciclo de oficinas, é realizada uma tarde onde os pequenos autores autografam e entregam os exemplares dos livros com suas histórias aos presentes. Este dia propicia um ambiente para que as crianças vejam o resultado de toda a sua jornada e se sintam motivadas a escrever e criar, uma vez que verão suas próprias histórias contadas e ilustradas, tornando-se então autoras de um livro. As edições realizadas em parceria com as ONGs Acorde, em Embu das Artes, e Alquimia, no bairro do Belenzinho, foram viabilizadas pela lei de incentivo ProAC ICMS e patrocínio da Comgás e Tirolez.

“As atividades levam um novo sentido à experiência social da escrita e da leitura, ampliando as trocas culturais entre crianças e jovens de diferentes realidades. Nestas duas edições tivemos a participação de alunos do colégio Beatíssima e da Freie Schule Frankfurt ,na Alemanha. Todo este intercâmbio de saberes potencializa as capacidades de pensar, criar e agir, fortalecendo a autoestima e autonomia, para além de democratizar o acesso  ferramentas de qualidade de leitura e produção textual adequadas à faixa etária”, completa Beatriz Mansberger, fundadora do Instituto Fadaris.

Sobre Fadaris
O Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas nas comunidades em que
atua, mobilizando habilidades por meio de temas interessantes e estimulantes. Suas atividades visam colaborar para a ampliação da percepção de mundo dos participantes, incentivando o
protagonismo por meio da arte e da cidadania.

O Chef Aprendiz, seu projeto mais conhecido, realiza edições em ciclos de oficinas, dedicadas a jovens entre 17 e 24 anos, com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Contabiliza 9 edições já realizadas - Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade e Vila Andrade - e 136 jovens impactados diretamente. O principal objetivo do processo como um todo é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor do currículo, visando empoderar os jovens a ingressarem no caminho profissional de forma mais segura e preparada.

A outra frente de projeto, o Pequenos Autores, Grandes Histórias, já realizou duas edições pilotos, uma em 2013, no CTT Paraisópolis, e a outra em 2014 na Casa do Zezinho. Este ano marca a retomada das atividades lúdicas de escrita para crianças do ensino público com idades entre 8 e 12 anos. Em formato de edições, suas oficinas têm como principal objetivo estimular uma cultura de interesse à literatura desde cedo e potencializar a capacidade criativa, imaginativa e lúdica dos participantes.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Lançado por André Menezes, livro "Chega de ser empresidiário" está entre os mais vendidos do Brasil

 

André Menezes - Foto divulgação

Obra direcionada para empresários aborda os desafios da rotina empreendedora; técnicas e relatos para alcançar resultados positivos e manter a saúde mental em dia 

Lançado pelo empresário André Menezeso livro "Chega de ser Empresidiário", distribuído pela Buzz Editora, aparece no ranking da Revista Veja entre os mais vendidos do Brasil. Baseada na trajetória e nas experiências do autor, que já impactou mais de 30 mil empresários, por meio de uma metodologia exclusiva de desenvolvimento, a obra apresenta os principais desafios da rotina de quem realiza o sonho de abrir o próprio negócio, mas acaba num círculo vicioso, sem tempo para mais nada. 


Durante evento na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, em São Paulo, o autor lembrou que qualidade de vida e liberdade empresarial são pontos a serem considerados para lidar com temas cada vez mais presentes na rotina dos empresários. "É preciso estar atento com gestão de tempo, escolhas de equipe, propostas de engajamento, aumento da produtividade etc, mas sem descuidar da vida pessoal e da saúde mental, principalmente quando falamos em estresse, ansiedade e demais crises, como o Burnout 


André lembrou da própria história, que culminou na Imperium Group - ecossistema que tem como missão formar empresários e transformar empresas - para enaltecer a importância do livro. "Empreender não é trabalho. É uma paixão. Quando jovem, pensava que ser empresário era quem tinha uma família feliz. Não entendia bem. Busquei meu sonho. Tive barraca de tempero na Faria Lima, fui empacotador de mercado. Empreendi pela primeira vez montando um lava-rápido. Não deu certo. Fui representante de uma empresa de filtros. Depois de cinco anos retomei o desejo de empreender", contou. 


Ele lembra que só 'quebra' quem faz algo, quem se expõe"Uma empresa se constrói no dia a dia, e é preciso ações coordenadas para atingir metas e objetivos. Coloquei tudo aquilo que tinha vivido à disposição de alguns empresários. Formei um pequeno grupo, foi crescendo. Em 2017, fizemos a primeira imersão, com 120 empresários. Isso começou a tomar forma. Um ano depois, tínhamos mil empresários aprendendo a metodologia. Decidi aplicar meus conhecimentos empresariais, e isso passou a ganhar forma. Hoje, a Imperium Group é uma holding, que detém a NWB, o maior centro de desenvolvimento empresarial. Desde então, treinei mais de 27 mil empresários de forma presencial. E hoje temos mais de mil empresários ativos em nossos programas, já inscritos para novas imersões".  


Mais sobre André Menezes 


É empresário, fundador e CEO do Imperium GroupAndré é graduado em Marketing pela Universidade Paulista e cursou MBA Executivo em Gestão de Pessoas pela FGV. Possui formação em Programação Neurolinguística pela American Board of NLP (EUA) e participou de programas de formação no exterior, entre eles a imersão UPW (Unleash the Power Within) diretamente com Anthony Robbins. 

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Psicanalista lança livro "As Aventuras de Lola - Superando a Depressão Pós-Parto" para ajudar mulheres a superar o puerpério

Explorando questões profundas, Patricia Strebinger aborda tema sério de maneira lúdica e sensível, com abordagem única que torna conversas difíceis em oportunidades de crescimento emocional.

De acordo com dados da Fiocruz, aproximadamente 25% das mães sofrem com a depressão pós-parto no Brasil. A condição afeta inúmeras mulheres em todo o mundo, e muitas vezes é cercada por estigmas e falta de compreensão, o que inibe a mulher de expor o problema aos seus familiares. Entre os sintomas estão tristeza, distúrbios de sono, falta de apetite, desinteresse sexual e a falta ou excesso de cuidados com o bebê.

Para ajudar e apoiar mulheres, a psicanalista e escritora Patricia Strebinger lança seu novo livro "As Aventuras de Lola - Superando a Depressão Pós-Parto", uma narrativa sensível e inspiradora que aborda de forma cuidadosa a questão da depressão pós-parto e oferece uma mensagem de esperança para mães que enfrentam esse desafio.

Com a vasta experiência como terapeuta cognitivo comportamental, Patricia Strebinger utiliza sua expertise para apresentar informações precisas e relevantes sobre a depressão pós-parto. Além de envolver os leitores com uma narrativa atraente, o livro também explora as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para essa condição, reforçando a importância de buscar apoio profissional e não se sentir envergonhada ou incapaz por pedir ajuda.

As aventuras de Lola é uma narrativa emocionante sobre uma coelhinha corajosa que, após dar à luz seu filhote, enfrenta uma batalha interna contra a depressão pós-parto. Através da história de Lola, a autora busca criar uma conexão empática com os leitores e mostrar que essa condição é uma experiência real para muitas mães e que há tratamento.

"Quando escrevi 'As Aventuras de Lola', meu objetivo era oferecer um espaço de acolhimento para as mães que estão passando por momentos difíceis após o parto. A depressão pós-parto é um desafio real, mas é fundamental lembrar que existem recursos e ajuda disponíveis para superá-la. Espero que este livro possa proporcionar conforto e informação às leitoras que precisam", afirma Patricia Strebinger, autora do livro.

Por meio de uma delicada história e ilustrações cativantes, "As Aventuras de Lola - Superando a Depressão Pós-Parto" oferece uma mensagem de esperança e incentiva as mães a compartilhar suas experiências e buscar ajuda quando necessário. Afinal, para lidar com os desafios maternos e a nova identidade da mulher, é necessário muita compreensão e acolhimento. O livro também serve como um lembrete importante de que a depressão pós-parto não é uma fraqueza, mas sim uma condição biológica que pode ser tratada e superada com o apoio adequado.

Como parte de uma iniciativa solidária, toda a renda gerada pela venda do livro será destinada à impressão de novos exemplares, que serão doados a mulheres de comunidades carentes, organizações não governamentais (ONGs) e bibliotecas públicas. A autora acredita que essa ação contribuirá para ampliar o acesso a informações valiosas sobre a depressão pós-parto e oferecer apoio a um número maior de mães em busca de ajuda.

O lançamento oficial de "As Aventuras de Lola - Superando a Depressão Pós-Parto" será realizado em São Paulo no dia 23 de agosto na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis as 19h30. “Acredito que com o lançamento, muitas mulheres se sentirão mais à vontade para compartilhar todas as suas emoções e buscar ajuda. Muitas se sentem constrangidas por se sentirem tristes e infelizes em um momento tão sublime como a maternidade” – finaliza a autora.

Sobre a autora: Patricia Strebinger é uma terapeuta cognitivo comportamental renomada, dedicada a ajudar pessoas a superarem seus desafios emocionais e mentais. Com vasta experiência no campo da saúde mental, ela busca por meio de

CASACOR SP: Palestra Sobre Vida E Obra De Sérgio Rodrigues Acontece Nesta Quinta-Feira (27)

  O encontro terá início às 18h no Bar Caracol, um dos espaços funcionais da mostra de São Paulo em 2024 Acontece nesta quinta-feira (27), a...